Results for 'Flávio Rocha de Deus'

985 found
Order:
  1.  12
    A Filosofia de Schopenhauer na narrativa do jovem Werther de Goethe.Flávio Rocha de Deus - 2021 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (3):164-177.
    O presente trabalho se propõe a discorrer acerca da concepção de suicídio e suas motivações para Arthur Schopenhauer e utilizar o romance epistolar Os sofrimentos do jovem Werther como ilustração de tal percepção. Para tal seguimos o seguinte roteiro: encontrar as motivações metafísicas do suicídio para Schopenhauer; expor as considerações do filósofo supracitado sobre o sofrimento e o amor; demostrar como ambos os fenômenos se relacionam com a atitude suicida e a partir desta ótica analisar o romance epistolar de Goethe (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Dependent rational animals.Flávio Rocha Lima Paranhos - 2001 - Philósophos - Revista de Filosofia 6 (1/2).
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  8
    Homo patiens: implicações filosófico-teológicas da experiência do sofrimento.Cláudia Maria Rocha de Oliveira - forthcoming - Horizonte:738.
    Este artigo tem por objetivo apresentar, a partir de uma leitura de Paul Ricoeur, a experiência do sofrimento como enigma para a razão e desafio para a fé. Os males éticos e religiosos, compreendidos como transgressão e pecado, estão relacionados a uma atitude ativa, a um fazer. O sofrimento inocente, ao contrário, deve ser pensado a partir da perspectiva da vítima. Como justificar a dor de inocentes vítimas de catástrofes, de doenças incuráveis, de violência? É possível, por exemplo, conferir sentido (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  29
    Breve biografia do líder leigo católico mexicano-americano césar chavez.Flávio José Rocha da Silva - 2019 - Revista de Teologia 12 (22):125-126.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  43
    Rupturas epistemológicas e o discurso sobre Deus. Uma leitura a partir de Michel Foucault. (Epistemological ruptures and discourse about God. A reading from Michel Foucault.) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2010v8n18p27. [REVIEW]Flávio Augusto Senra Ribeiro & Helder de Souza Silva Pinto - 2010 - Horizonte 8 (18):27-64.
    O artigo apresenta o resultado da pesquisa que abordou a investigação sobre as rupturas epistemológicas e o discurso sobre Deus na obra As palavras e as coisas , de Michel Foucault. Intitulada como "Deus, as palavras e as coisas", a pesquisa parcialmente apresentada aqui pretende ser uma colaboração para a análise do que se tem identificado como fenômeno do neo-ateísmo, um tema de grande relevância para a Filosofia da Religião nos dias atuais. Para compreendê-lo, apresentam-se, seguindo a perspectiva (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  31
    Fé E razão: Intellectus fidei E ratio fidei.Renato Tarcísio de Moraes Rocha - 2010 - Revista de Teologia 4 (6):p - 40.
    Objetiva-se com este artigo uma breve investigação sobre a relação existente entre Fé e Razão, especificamente no que toca à compreensão do intellectus fidei e da ratio fidei enquanto desdobramento temático. De acordo com a Carta Encíclica Fides et Ratio, a Fé e a Razão se assemelham a duas asas com as quais o espírito humano se eleva à contemplação da verdade. O desejo de conhecimento da verdade e, por conseguinte, de Deus e de si próprio é apontado como (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  12
    ELLSBERG, Robert. All Saints: daily reflections on saints, prophets, and witnesses for our time. Crossroad: New York. 2000. p. 519-521. [REVIEW]Flávio José Rocha da Silva - 2015 - Revista de Teologia 9 (16):199-201.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  16
    Religiosidade e interioridade em Agostinho: O caminho para a restauração da imagem de Deus na mente. 2011. 143 f. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Belo Horiz. [REVIEW]Leonam Rocha de Almeida - 2012 - Horizonte 10 (27):1084-1085.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  61
    Resenha: ESPINOSA, Baruch de. Breve Tratado de Deus, do homem e do seu bem-estar.Lindomar Rocha Mota - 2014 - Horizonte 12 (35):1024-1027.
    Review ESPINOSA, Baruch de. Breve Tratado de Deus, do homem e do seu bem-estar.São Paulo: Autêntica, 2011.175p.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  15
    Deus: Da revelação bíblica à identidade trinitária, O desenvolvimento de Uma identidade libertadora.Adilson Cristiano Habowski & Lucas Luiz Abreu Rocha - 2018 - Revista de Teologia 11 (20):13-29.
    The purpose of the following text is to analyze the development of the understanding of God in the theological-biblical imaginery, as well as the formulations that allow us to understand the development of Transcendent identity in history and in the construction of the talk and about God. Starting from a brief synopsis of the biblical Old Testament design of elements present in the theological imagination of the identity of the God of Israel, from liberating perception present in the image of (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  23
    Simplicidade de Deus e racionalidade do mundo.Ethel Rocha - 2014 - Kriterion: Journal of Philosophy 55 (129):173-188.
    Neste artigo, pretendo examinar a tese cartesiana da livre criação das verdades eternas a partir da conjugação dos atributos divinos que, segundo Descartes, são conhecidos por nós e sua tese de que, entre as verdades eternas livremente criadas por Deus, estão incluídos os princípios lógicos. A partir desse exame, concluo que, até onde o intelecto finito do homem pode conceber, a tese cartesiana da livre criação das verdades eternas envolve ao menos as seguintes teses: a) Deus, por ser (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  8
    Segredos da mímese.Flávio R. Kothe - 2021 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 4:17-22.
    A mímese foi fundante na tradição judaico-cristã por causa da crença de que Jeová teria feito o homem “à sua imagem e semelhança”. Isso poderia ter sido entendido que o homem teria sido feito semelhante a si mesmo, mas ele preferiu acreditar que era parecido com Deus. Não entendeu que a divindade poderia ser parecida com ele, uma projeção cósmica. Descartes observou que Deus e homem seriam antitéticos: um seria eterno, o outro finito; um onisciente, outro de parco (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13. Princípio de Causalidade, Existência de Deus e Existência de Coisas Externas.Ethel Rocha - 2000 - Cadernos de História E Filosofia da Ciéncia 10 (1).
    Meu objetivo nesse artigo é o de reconstruir a primeira prova da existência de Deus e a prova do mundo externo como estas são apresentadas por Descartes nas Meditações Metafísicas tendo como fim examinar o modelo de causalidade nelas envolvido. Pretendo mostrar que embora Descartes, nas duas provas, ao recorrer ao princípio de causalidade, expressamente mencione um único e mesmo modelo de causalidade, a saber, o modelo segundo o qual a causa transmite sua essência ou parte dela a seu (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  14
    Indagando a “História única” no ensino de frações por meio do olho de Hórus, um Deus do Kemet.Getulio Rocha Silva & Luiz Marcio Santos Farias - 2021 - Odeere 6 (2):151-166.
    Este texto visa questionar as construções racistas que fundamentaram discursos sobre a irracionalidade de não europeus. Apontamos alguns posicionamentos de filósofos que corroboraram para a construção do racismo científico. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica. O objetivo foi, por meio de propostas decoloniais, mostrar que africanos inventaram o objeto matemático fração, bem como sua notação atual. Os mais antigos registros históricos sobre esse objeto são os antigos papiros keméticos, sendo o Papiro de Ahmes, o mais importante deles. Mostramos exemplos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  15.  65
    Resenhas v. 4 n. 8.Amauri Carlos Ferreira, Antônio Francisco da Silva, Ivonei Antônio de Oliveira, João Batista Libanio, Lindomar Rocha Mota & Roberlei Panasiewicz - 2006 - Horizonte 4 (8):153-171.
    SENA, Luzia (Org.). Ensino religioso e formação docente . (Religious teaching and teacher qualification) Amauri Carlos Ferreira SANGENIS, Luiz Fernando Conde. Gênese do pensamento único em educação: franciscanismo e jesuitismo na história da educação brasileira. (Genesis of an only thought in education: franciscanism and Jesuitism in the history of Brazilian education) Antônio Francisco da Silva TREVISAN, A. Santo Tomás de Aquino – O Credo: tradução, prefácio, introdução e notas. (Saint Thomas of Aquinas – The Creed: translation, preface, introduction and notes) (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  6
    Notícia da edição brasileira do "breve tratado de deus, do homem E do Bem-estar", de B. de Spinoza.Mauricio Rocha - 2013 - Cadernos Espinosanos 1 (28):147.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  39
    Dissertações e Teses v. 4 n.7.Maria da Penha Nunes da Rocha & Suzana dos Santos Gomes - 2005 - Horizonte 4 (7):163-164.
    ROCHA, Maria da Penha Nunes da. As estratégias de comunicação da Igreja Universal do Reino de Deus. GOMES, Suzana dos Santos. Tessituras docentes de avaliação formativa.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  13
    A concepção de natureza humana em benedictus de Spinoza.Emanuel Angelo Da Rocha Fragoso - 2009 - Cadernos Espinosanos 21:83.
    Spinoza concebe a natureza humana em sua obra Ethica como constituída por modos de dois dos infinitos atributos de Deus, o pensamento e a extensão, ou a ideia e seu objeto, o corpo, respectivamente. A mente humana, enquanto essencialmente uma ideia, e o objeto desta ideia, o corpo, pressupõe uma relação não causal entre um modo finito do atributo pensamento e do atributo extensão. O corpo, enquanto certa relação composta ou complexa de movimento e de repouso se mantém através (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  6
    O alcance do Absoluto pela Consciência mediante a Religião no "Prefácio" da Fenomenologia do Espírito de Hegel.Rodrygo Rocha Macedo - 2022 - Dissertatio 53:25-46.
    O presente trabalho tenciona analisar, a partir do “Prefácio” da Fenomenologia do Espírito de Hegel, qual o papel da religião na condução da consciência ao Saber Absoluto, último e máximo nível de compreensão que o ser humano pode alcançar de si e do mundo. Para tanto, o trabalho ora apresentado indica o propósito de Hegel, a partir de uma descrição panorâmica do citado “Prefácio”, em situar a consciência e a religião dentro do sistema contido na Fenomenologia. Em seguida, é apresentada (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  17
    Religião e linguagem: uma leitura da religião na Escrita do Deus de Jorge Luis Borges.Abdruschin Schaeffer Rocha & Kenner Roger Cazotto Terra - 2020 - Horizonte 18 (55):350.
    Nietzsche é considerado figura de vital importância na crítica a certa “inflação do sentido” verificada no pensamento ocidental, tanto no que diz respeito à tradição filosófica quanto no que concerne ao Cristianismo. Esse caráter tirânico do sentido fortaleceu sua crítica que, em geral, conclui que todo sentido deriva do fenômeno, que é a representação subjetiva e interpretativa do mundo. Mesmo que não tenha sido a intenção de Nietzsche, suas reflexões ensejaram novos parâmetros para a compreensão da religião em bases não (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  43
    Deus sem ser: A mística como possibilidade teológica (God without being: mystique as a theological possibility) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2012v10n27p896. [REVIEW]Lindomar Rocha Mota - 2012 - Horizonte 10 (27):896-916.
    This paper discusses the negative theology, based on the mystical discourse, as an alternative approach to the rational and positivist thought of the classical theology. Through the understanding and attempt to talk of God without the concept of being , the possibility of remaining in the theology domain will be analyzed here, but being guided rather by the search and love instead of the intellect’s descriptive interest, as it happens in mystical thought. The distinction between the positive theology and the (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. Função do Conceito de Idéia Inata na Prova da Existência da Subst'ncia Infinita Apresentada na V Meditação de Descartes.Ethel Rocha - 2007 - Cadernos de História E Filosofia da Ciéncia 17 (2).
    No presente artigo pretendo examinar a função do conceito de idéia inata no contexto da argumentação cartesiana da V Meditação das Meditações Metafísicas. Minha hipótese é a de que se trata de um conceito fundamental para garantir a distinção entre idéias de essências forjadas pelo pensamento de idéias de essências verdadeiras e imutáveis. Com essa análise pretendo mostrar que a V Meditação, bem como todas as outras tem um caráter fundamentalmente epistemológico: Descartes ali pretende apresentar os critérios para o reconhecimento (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  15
    The Sky is the Limit: Evaluating Business Models from an Integral and Non-Reductionist View of Reality.Guilherme Coelho da Rocha de Castro & Humberto Elias Garcia Lopes - 2024 - Philosophy of Management 23 (1):125-151.
    This paper presents an ontological perspective that enables evaluating the effectiveness of business models from an integrative worldview. Different groups’ fragmented and reductionist views on this topic create a dichotomy that makes it difficult to compare and analyze them in practice. Such groups use different values for some components, which may result in neglecting others and their interrelationship. This study discusses a functional characteristic of business models that academia still needs to address. It explores new frontiers in the field, such (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  24.  9
    A Estrutura Diárquica da Democracia Representativa Milliana Como Oposição À Crítica de Honneth À Liberdade Jurídica.Flávio Augusto de Oliveira Santos & Veronica Calado - 2024 - Cadernos Do Pet Filosofia 14 (28):67-81.
    Axel Honneth, em O direito da liberdade, apresenta uma crítica aos elementos problemáticos da liberdade jurídica desde sua primeira formulação, no século XVII, de caráter negativo, até um segundo momento, marcado pela ampliação dos direitos subjetivos, que transforma o espaço privado em um lugar de reflexão ética de onde derivam juízos de “bem” e de “justiça”. Como exemplo desde segundo momento, Honneth se vale do pensamento de John Stuart Mill. Ocorre que, mesmo reconhecendo a importância das teorizações millianas, Honneth insiste (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25. Sobre o ceticismo moderado de Mersenne, Gassendi e Hume.Flávio Miguel de Oliveira Zimmermann - 2009 - Princípios 16 (25):171-186.
    Ultimamente bastante atençáo vem sendo dispensada ao estudo do ceticismo moderado na modernidade. O famoso historiador da filosofia Richard Popkin, em sua História do Ceticismo de Erasmo a Espinosa , cunhou a denominaçáo de ceticismo epistemológico para qualificar os membros desta corrente e nela inseriu os filósofos setecentistas Gassendi e Mersenne, considerando-os seus principais representantes. Além disso, no século XVIII temos o denominado ceticismo mitigado de Hume, que chamou a atençáo dos filósofos modernos para definir os limites do ceticismo. Este (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  18
    Sobre o ceticismo acadêmico de Huet, Foucher e Hume.Flávio Miguel De Oliveira Zimmermann - 2008 - Cadernos Espinosanos 18:71.
    Richard Popkin, no capítulo VII de sua “História do ceticismo de Erasmo a Spinoza”, apresenta uma tendência predominante na filosofia moderna de rejeitar o ceticismo pirrônico, por ser demasiado destrutivo, e o dogmatismo extremo, por ser questionável. A solução para esses partidários foi a de adotar um ceticismo que Popkin denomina mitigado ou construtivo, isto é, uma teoria que reconheça a impossibilidade de alcançarmos as verdades absolutas acerca da natureza e realidade, mas que admita a possibilidade de um certo conhecimento, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  18
    Razão dos animais em Hume E nos céticos modernos.Flávio Miguel de Oliveira Zimmermann - 2013 - Cadernos Espinosanos 29.
    O pensamento de Hume pode ser comparado ao dos céticos modernos em muitos aspectos. Com relação ao tópico da racionalidade dos animais, Hume parece seguir de perto a leitura de alguns céticos modernos e se afastar consideravelmente da de Descartes. Por outro lado, diferente de filósofos como Montaigne, Charron e La Mothe Le Vayer, Hume não tinha por finalidade colocar a racionalidade humana num nível próximo dos animais para apenas provar a fraqueza do intelecto diante do desconhecido, mas intentava comparar (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  6
    PourRiol, Ollivier. Filosofando no cinema: 25 filmes para entender O desejo. Trad André telles. Rio de janeiro: Ed. Zahar, 2012. Isbn: 9788537807880. [REVIEW]Raíssa Marcelli Alves Rocha de Melo - 2017 - Cadernos Do Pet Filosofia 8 (15):74-76.
    A autoria da obra analisada pertence ao professor, ensaísta e filósofo francêsOllivierPourriol, cujas temáticas dos seus projetos circundam a relação entre filosofia e cinema. Antes desta obra, Pourriol já havia publicado “Cinefilô: as mais belas questões da filosofia no cinema” e “On-off comédie”.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  16
    O mito de Borralheira.Gilda Rocha de Mello E. Souza - 1976 - Discurso 7 (7):5-22.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  4
    Zilles, urbano. O racional E o místico em Wittgenstein. 2ª ed. Porto alegre: Edipucrs, 1994, P.96. Isbn 1997885743019552. [REVIEW]Raíssa Marcelli Alves Rocha de Melo - 2016 - Cadernos Do Pet Filosofia 17 (14):104-106.
    Mons. Urbano Zilles é bacharel e licenciado em Filosofia e Teologia, sendo professor titular do departamento de filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e além da carreira docente, também atua como editor em revistas especializadas de filosofia. Tem uma vasta produção acadêmica e além do Racional e o Místico em Wittgenstein, também lançou Meditações de Sumaré e Teoria do conhecimento e teoria da Ciência.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31. O Significado Filosófico dos Costumes Bantos.João de Deus G. Kamtedza - 1962 - Revista Portuguesa de Filosofia 18 (1):39-67.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  17
    „Totalitarismus des Seins“? Die Ethik bei Lévinas als Kritik am Denken Heideggers.Alfredo Rocha de la Torre - 2014 - In Inga Römer (ed.), Affektivität Und Ethik Bei Kant Und in der Phänomenologie. De Gruyter. pp. 241-252.
  33.  42
    Um exame histórico-filosófico da biologia evolutiva do desenvolvimento.Ana Maria Rocha de Almeida & Charbel Niño El-Hani - 2010 - Scientiae Studia 8 (1):9-10.
    No categories
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  41
    Gesto e abstração: usos do verbo gounoûmai em Homero.Flávio Ribeiro de Oliveira - 2006 - Trans/Form/Ação 29 (1):63-68.
    Neste artigo, investigo o significado do ato de suplicação – uma importante instituição social e religiosa na civilização grega – e busco identificar o momento preciso em que, no vocabulário homérico, o verbo gounoûmai (literalmente: “tocar os joelhos de alguém”) adquire um valor abstrato (“suplicar, rogar”, sem idéia de contato físico com os joelhos).
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35. El cuerpo como centro de interpretación: Una aproximación a la concepción Nietzscheana: NIETZSCHE.Alfredo Rocha de la Torre - 2000 - Universitas Philosophica 34:159-178.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36. La voluntad de poder en perspectiva fisiológica: La voluntad de creación como expresión de la salud.Alfredo Rocha de la Torre - 2001 - Universitas Philosophica 37:61-94.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  12
    Tierra natal: entre agonía y afirmación de la diferencia.Alfredo Rocha de la Torre - 2012 - Revista de Filosofía (Madrid) 37 (1).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  38. El lenguaje como apertura y'apropiación'de mundo en la filosofía de Martin Heidegger.Alfredo Rocha de la Torre - 2005 - Escritos de Filosofía 45.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  39.  28
    A opressão simbólica e a resposta do oprimido.Raquel Rocha de Queiroz E. Sousa & Andrey da Silva Brugger - 2018 - Ratio Juris 13 (26):179-192.
    O presente trabalho tem o objetivo de conectar a teoria criada por Pierre Bourdieu sobre a violência simbólica e o texto de Audre Lorde, The use of anger: women responding to racism do seu livro Sister Outsider; demonstrando a importância do debate sobre a relação entre dominante e dominado a partir do viés racial, tema abordado por ambos autores em seus textos. Com este fito, pretendemos diferenciar os resultados objetivos do ódio, raiva e culpa, bem como o modo que as (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  8
    La responsabilidad del pensar: homenaje a Guillermo Hoyos Vásquez.Alfredo Rocha de la Torre, Angela Calvo de Saavedra & Guillermo Hoyos Vásquez (eds.) - 2008 - Barranquilla: Ediciones Uninorte.
    Esta obra congrega a un grupo de reconocidos filósofos alemanes, argentinos, españoles, venezolanos y colombianos, en torno a la figura del Profesor Dr. Guillermo Hoyos Vásquez. Con aportes en los ámbitos de la fenomenología, la filosofía política y la ética se ofrece al lector especializado, pero también al estudiante de filosofía y al lector interesado en la reflexión filosófica, una serie de escritos de primer orden y de máxima actualidad.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  41. The concept of lack in Martin Heidegger. [Spanish].Alfredo Rocha de la Torre - 2007 - Eidos: Revista de Filosofía de la Universidad Del Norte 7:48-86.
    Normal 0 21 false false false ES X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4 /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabla normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Calibri","sans-serif"; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-fareast-font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-theme-font:minor-fareast; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-bidi-font-family:"Times New Roman"; mso-bidi-theme-font:minor-bidi;} After a brief introduction in which I underline the acknowledgment that Emil Kettering makes about the importance of the concept of nearness in Martin Heidegger’s philosophy, but in which I also take distance from his approach to (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  16
    Psychotherapy and Artificial Intelligence: A Proposal for Alignment.Flávio Luis de Mello & Sebastião Alves de Souza - 2019 - Frontiers in Psychology 10.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  38
    A construção da mente consciente: Uma análise a partir da perspectiva de António Damásio.Thiago Rezende de Deus Cardoso & Leonardo Ferreira Almada - 2013 - Cadernos Do Pet Filosofia 4 (7):65-83.
    Neste artigo pretendemos discutir a noção de construção da mente consciente a partir da perspectiva de Antonio Damásio. Para isso, centraremos nossa análise em Self comes to Mind. Em um primeiro momento é necessário delimitarmos o conceito de consciência na visão de Damásio, visando, com isso, a evitarmos equivocidades, na medida em que há várias definições de consciência. Acreditamos que, para uma melhor compreensão acerca do surgimento da mente consciente, é necessário levarmos em consideração os processos evolutivos aos quais o (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  24
    Ética e Educação em Lima Vaz.Cláudia Maria Rocha de Oliveira & Edvaldo Antônio de Melo - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (Especial):207-222.
    Neste artigo, defendemos a tese de que a Educação é um dos temas fundamentais da reflexão de Lima Vaz. Propomos mostrar de que maneira, para ele, o ethos possui papel importante na formação da consciência e da personalidade morais. Em primeiro lugar, explicitaremos em que sentido a educação, embora não seja tema principal de nenhuma obra de Lima Vaz, pode ser compreendida como tema transversal que perpassa as obras do autor. Em seguida, explicitaremos qual o papel do ethos na constituição (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  15
    Apresentação do dossiê: "Ativismo Negro E justiça racial: Produções teóricas E de pesquisa no Campo da etnicidade, interseccionalidade E diversidade sexual".Raquel Souzas, Ana Claudia Lemos Pacheco, Núbia Regina Moreira & Tânia Rocha de Andrade Cunha - 2021 - Odeere 6 (1):1-6.
    Apresentação do Dossiê: "ATIVISMO NEGRO E JUSTIÇA RACIAL: produções teóricas e de pesquisa no campo da etnicidade, interseccionalidade e diversidade sexual".
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  30
    Les involontaires de la patrie.Eduardo Viveiros De Castro, Armand Aupiais-L’Homme & Henrique Rocha De Souza Lima - 2017 - Multitudes 69 (4):123.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  9
    Madalena e Mirtes: “Por que as mulheres negras são as últimas da fila depois de ninguém?”.Marília do Amparo Alves Gomes & Tânia Rocha de Andrade Cunha - 2021 - Odeere 6 (1):84-108.
    Este artigo suscita uma reflexão sobre a condição que muitas mulheres negras ainda vivem na sociedade brasileira. Nesta breve análise examinamos as memórias coletivas dos grupos dominantes e dominados desde o contexto da escravidão brasileira até a sociedade atual tomando como base a teoria da memória de Maurice Halbwachs e Michael Pollak, recorremos também aos estudos de algumas feministas negras, a exemplo de Grada Kilomba, Bell Hooks, Sueli Carneiro e Chimamanda Adichie e também da feminista Heleieth Saffioti, que abordam o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  11
    Filosofia, tragédia e ensino do homem grego.Luiz Maurício Bentim da Rocha Menezes & Maria Elizabeth Bueno de Godoy - 2019 - Conjectura: Filosofia E Educação 24:019014.
    O nosso intuito é problematizar o ensino da filosofia como uma disciplina a ser aprendida. Pretendemos desta forma, trazer questões que possam auxiliar a nossa investigação para uma solução coerente e satisfatória. Para isso, retomaremos alguns conceitos gregos de educação, focando-nos no séc. V a.C. através da tragédia e da sofística para demonstrar a influência destas dentro daquilo que chamamos educação. Se tomarmos o mestre como o artífice e o discípulo como objeto deste ensino, devemos ter em mente que a (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  49.  13
    Technostress in Spanish University Teachers During the COVID-19 Pandemic.Maria Penado Abilleira, María-Luisa Rodicio-García, María Paula Ríos-de Deus & Maria José Mosquera-González - 2021 - Frontiers in Psychology 12.
    One of the measures adopted by the government of Spain during the COVID-19 pandemic has been the elimination of face-to-face classes in all universities, requiring that all teachers had to conduct their classes in an online mode. The objective of this article is to study how this adaptation among university teachers affected their job performance due to the technostress that they may have suffered. Based on the person-environment misfit theory, the sample consisted of 239 teachers from face-to-face and online universities (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  50.  12
    Technostress in Spanish University Students: Validation of a Measurement Scale.María Penado Abilleira, María Luisa Rodicio-García, María Paula Ríos-de-Deus & María José Mosquera-González - 2020 - Frontiers in Psychology 11.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
1 — 50 / 985